A  casa senhorial data do séc. XVIII e foi comprada em 1920 pelo meu avó, José Duarte Henriques de Sousa quando regressou de Moçambique depois de uma aventura que durou mais XXX anos pelo então sertão africano Português. Escolheu Campia, uma terra do concelho de Vouzela, que no dizer do povo significa “terra lavrada”,  uma planície extensa no sopé da grandiosa montanha do Caramulo. A experiência africana deu-lhe o cognome de “0 Africano”, nome que se colou à família e que nos tem referenciado desde então.

A casa, de estilo clássico e intemporal, com loja, lagar, canastro e estábulos para os animais de criação, foi a pedra fulcral de uma economia centrada na agricultura e na pecuária e foi durante muitos anos o sustentáculo da nossa família. Localizada no centro da Aldeia, perto da Igreja e do pelourinho, rapidamente se tornou uma referência.

Mais tarde, já na segunda metade do século passado, foi reformulada pelo meu pai Amadeu Duarte Henriques de Sousa, também conhecido pelo “Senhor Doutor do Africano”, que a adaptou e reformulou para a prática da sua profissão, construindo  o seu consultório médico onde recebia os seus amigos e doentes.

Hoje,  como atual proprietário, tomei a decisão de a converter em “Turismo Rural”, uma transformação ambiciosa a que o arquiteto Paulo Loureiro deu forma, numa simbiose perfeita em que o passado se integra no futuro, transformando o espaço num local agradável para férias de família, reuniões de trabalho ou muito simplesmente para um fim-de-semana longe do bulício da cidade.

A Casa das Origens é, por isso, ponto de paragem obrigatório, quer pelas excecionais condições de comodidade e beleza, com piscina e sauna, salas de estar e jardins, quer pela inquestionável  amabilidade da gente das Beiras e do seu riquíssimo património gastronómico e cultural.

Aproveite a oportunidade para conhecer as aldeias históricas de Bezerreira, Varzielas, Quadraços, Serra do Caramulo e o seu Museu; a reserva natural dos Loendros em Cambarinho, o Castro de Cabeço do Couço no Crasto, a Praia Fluvial do Porto Várzea, o Monumento em Homenagem aos Combatentes do Séc. XX, o Monumento à Virgem Milagrosa em Campia; o Museu Municipal de Vouzela as Torres mediáveis de Cambra, Alcofra e de Vilharigues e as Termas de S. Pedro do Sul.

Na Casa das Origens aguardamos a sua visita com a certeza  que sairá como amigo.

Cordialmente,